27/09/2009

Enem: questão (04) comentada.

Questão 04 (INEP)

A nanotecnologia está ligada à manipulação da matéria em escala nano métrica, ou seja, uma escala tão pequena quanto a de um bilionésimo do metro. Quando aplicada às ciências da vida, recebe o nome de nano biotecnologia.
No fantástico mundo da nano biotecnologia, será possível a invenção de dispositivos ultrapequenos que, usando conhecimentos da biologia e da engenharia, permitirão examinar, manipular ou imitar os sistemas biológicos.

LACAVA, Z.; MORAIS, P. Nano biotecnologia e saúde. Com Ciência. Reportagens. Nanociência & Nanotecnologia.
Disponível em:
. Acesso em: 4 maio 2009.

Como exemplo da utilização dessa tecnologia na Medicina, pode-se citar a utilização de nano partículas magnéticas (nano imãs) em terapias contra o câncer. Considerando-se que o campo magnético não age diretamente sobre os tecidos, o uso dessa tecnologia em relação às terapias convencionais é...

(A) de eficácia duvidosa, já que não é possível manipular nano partículas para serem usadas na medicina com a tecnologia atual.
Falsa. É possível manipular as nanopartículas magneticamente.
(B) vantajoso, uma vez que o campo magnético gerado por essas partículas apresenta propriedades terapêuticas associadas ao desaparecimento do câncer.
Falsa. O texto afirma que o campo magnético não age diretamente sobre os tecidos.
(C) desvantajoso, devido à radioatividade gerada pela movimentação de partículas magnéticas, o que, em organismos vivos, poderia causar o aparecimento de tumores.
Falsa. Não há emissão radioativa pelas nanopartículas.
(D) desvantajoso, porque o magnetismo está associado ao aparecimento de alguns tipos de câncer no organismo feminino como, por exemplo, o câncer de mama e o de colo de útero.
Falsa. O texto afirma que o campo magnético não age diretamente sobre os tecidos.
(E) vantajoso, pois se os nano imãs forem ligados a drogas quimioterápicas, permitem que estas sejam fixadas diretamente em um tumor por meio de um campo magnético externo, diminuindo-se a chance de que áreas saudáveis sejam afetadas.
Resposta correta.

Um comentário:

Ainda está em dúvida?
Diga qual é sua dúvida e nós podemos de esclarecer aqui.