27/09/2009

Novo Enem: questões comentadas.

Para quem já resolveu as questões-modelo divulgadas pelo MEC, aqui estão algumas questões resolvidas.

Questão 03 (INEP)

Ao utilizarmos um copo descartável não nos damos conta do longo caminho pelo qual passam os átomos ali existentes, antes e após esse uso.
O processo se inicia com a extração do petróleo, que é levado às refinarias para separação de seus componentes. A partir da matéria-prima fornecida pela indústria petroquímica, a indústria química produz o polímero à base de estireno, que é moldado na forma de copo descartável ou de outros objetos, tais como utensílios domésticos.
Depois de utilizados, os copos são descartados e jogados no lixo para serem reciclados ou depositados em aterros.
Materiais descartáveis, quando não reciclados, são muitas vezes rejeitados e depositados indiscriminadamente em ambientes naturais. Em consequência, esses materiais são mantidos na natureza por longo período de tempo. No caso de copos plásticos constituídos de polímeros à base de produtos petrolíferos, o ciclo de existência deste material passa por vários processos que envolvem...

(A) a decomposição biológica, que ocorre em aterros sanitários, por micro-organismos que consomem plásticos com estas características apolares.
Os plásticos não são biodegradáveis. A decomposição de um copo plástico pode levar até 50 anos.
(B) a polimerização, que é um processo artificial inventado pelo homem, com a geração de novos compostos resistentes e com maiores massas moleculares.
(C) a decomposição química, devido à quebra de ligações das cadeias poliméricas, o que leva à geração de compostos tóxicos ocasionando problemas ambientais.
Resposta correta.
(D) a polimerização, que produz compostos de propriedades e características bem definidas, com geração de materiais com ampla distribuição de massa molecular.
(E) a decomposição, que é considerada uma reação química porque corresponde à união de pequenas moléculas, denominados monômeros, para a formação de oligômeros.
A união de átomos ou moléculas é chamada de síntese, o que é o contrário da decomposição.

2 comentários:

  1. a polimerização é inventada pelo homem?

    ResponderExcluir
  2. Não, a polimerização também ocorre na natureza,por exemplo, a glicose sofre polimerização natural produzindo amido e celulose. O que o homem fez foi estudar esses processos e criar novos compostos que não existiam.

    ResponderExcluir

Ainda está em dúvida?
Diga qual é sua dúvida e nós podemos de esclarecer aqui.