Continuação da resolução da prova de química da UFPR-2010. As três primeiras questões estão no post abaixo.
* Para melhor visualização das questões clique sobre as imagens.
Comentário:
As duas primeiras equações representam reações de ácidos de Lewis, onde os cátions Al 3+ e Cu 2+ atuam como ácidos ao receberem pares de elétrons da água e da amônia, respectivamente.
As duas últimas equações representam reações ácido-base de Bronsted-Lowry, onde o HCl atua como ácido ao doar prótons para a água e para o íon carbonato, respectivamente.
Comentário:
1- Observando a equação percebe-se que há formação de AgCl e, sabemos que os sais de prata são em geral, insolúveis em água, exceto o nitrato de prata.
2-Quem não se recorda das massas atômicas para calcular a massa molar do NaNO3, pode encontrá-la aplicando a Lei da conservação das massas de Lavoisier, que diz que a soma das massas dos reagentes sempre será igual à soma das massas dos produtos da reação.
Assim:
169,9g + 58,5g => 143,4g + X portanto,
X = 169,9g + 58,5g - 143,4g
X = 85g
3- Para encontrar a massa de nitrato de prata necessária para reagir com 58,5g de NaCl, podemos fazer a seguinte regra de três:
169,9g (AgNO3) _____________ 58,5g (NaCl)
m _____________ 117g (NaCl)
m = 339,8g
4- O nitrato de sódio é solúvel em água assim como os demais nitratos e sais de sódio.
5- AgCl é um sal. Sais inorgânicos são formados pela ligação iônica de um cátion mais um ânion de um não-metal, diferente do oxigênio.
Comentário:
1- Eletronegatividade pode ser entendida como a tendência de um átomo em receber elétrons (tornar-se negativo), portanto quanto maior a sua eletronegatividade, maior será a energia necessária para remover um elétron (energia de ionização).
2- Os metais tem baixa eletronegatividade, por isso eles tem facilidade em formar cátions (perder elétrons).
3- Elementos de alta eletronegatividade tendem a compartilhar elétrons, ou seja, formar ligações covalentes.
4- Quanto maior a eletronegatividade de um elemento maior será a sua energia de ionização.